Titulo: IIº PEDRO
Postado por: Valdir
III IIº PEDRO
1.1- AUTORIA E DATA
A epistola de Segunda Pedro na realidade é uma extensão da primeira epistola do apostolo, pois na primeira Pedro trata sobre a esperança que os cristãos deveriam Ter diante de todo sofrimento, após Pedro ter tratado sobre este tem agora ele se focaliza em firmar seus leitores na fé cristã, pois eles estavam sofrendo perseguições internas que visavam deturpar a ortodoxia da fé cristã com ensinamentos falsos que negavam a segunda vinda de Cristo (II Pe. 3).
A data desta epistola é datada entre os anos 65/67, portanto quase que ao mesmo tempo da primeira epistola, e os seus leitores são os mesmos que foram endereçados a primeira epistola.
1.2 MENSAGEM DO LIVRO
Nesta epistola Pedro trata basicamente da Ortodoxia Cristã frisando para seus leitores que essa ortodoxia é firmada pelo conhecimento de Cristo revelada nas Escrituras Sagradas 1:1-21, mas além deste tema central ele aborda outros temas mostrando o perigo que há para aqueles que enveredam pelo falso ensinamento, Pedro neste epistola trata de temas que firmam seus leitores a Ter uma vida moral integra diante de Cristo 1: 4-5, o que os levaria a Ter uma boa base para se defenderem contra a heterodoxia 1º Pe. 3:15-16, os temas abordados nesta epistola além do central são:
? A imoralidade 2:12.
? Insubordinação 2:10.
? Ceticismo 3:3.
? Deturpação da Escrituras 3:16.
? A ganância dos falsos mestres 2:3,15.
A mediada que Pedro vai desenvolvendo esses temas leva seus leitores ao ápice de sua epistola que é tratar sobre a PAROUSIA DE CRISTO, pois o alvo principal dos heterodoxos era destruir a crença no retorno vindouro de Cristo (3), para isso Pedro mostra a seus leitores a veracidade dos escritos sagrados em relação aos ensinos dos falsos mestres e profetas, o que o faz com extrema maestresa nos capítulos 1 e 2 que serve como introdução para desenvolver seu tema central.
Para Pedro o importante era deixar claro para seus leitores a importância da crença no retorno vindouro de Cristo, pois o fundamento do cristianismo firma-se na pessoa de Cristo, portanto todas as promessas feitas no antigo concerto estavam em plena realização no novo concerto que encartará seu ápice final no retorno de glorioso de Cristo (3).