Titulo: Consertando Nossos Caminhos
Postado por: Valdir
Consertando Nossos Caminhos
Jz 6:1-10
Israel estava naquela situação porque não havia dado ouvidos à
Palavra do Senhor (v.10).
OS SAQUEADORES
Às vezes nos perguntamos: Porque tudo o que estou fazendo não está produzindo o que deveria produzir? Porque não está dando certo?
Muitas vezes nos encontramos na mesma situação que Israel.
Trabalhamos muito tempo construindo algo, e em pouco tempo vem os inimigos e destroem. Isto pode ser na área financeira, no casamento, no ministério ou até mesmo na vida espiritual.
MAS DEUS TEM UM PLANO DE LIVRAMENTO!
O LIVRAMENTO DO SENHOR
O livramento é um processo
Deus quer trazer libertação, mas através de quem? Os instrumentos de libertação do Senhor precisam ser pessoas trabalhadas e prontas.
Então, o primeiro passo, é preparar os líderes.
TODO GENUÍNO MOVER DE DEUS PRODUZ NOVOS MINISTÉRIOS !
A Preparação de Um Líder
1. Primeiro era necessário consertar o coração de Gideão.
a. Gideão achava que Deus era o culpado por tudo aquilo.
b. Deus não é o culpado pela situação em que nos encontramos. Isto nos sobreveio devido aos nossos próprios caminhos.
c. Quando Gideão entende que a culpa não é de Deus, ele levanta um altar de adoração a Deus.
d. Quando recebemos revelação do caráter de Deus, isto nos traz quebrantamento e nos leva a adoração.
Quem não é quebrantado, não adora !
2. Em segundo lugar, era necessário exterminar com os erros do passado. Era preciso destruir aquelas coisas que serviam de laços em suas vidas. Gideão destruiu o altar de Baal e o poste-ídolo.
Assim que entendemos que existem coisas erradas erigidas em nossas vidas, precisamos nos dispor a destruí-las. Mesmo que isto nos custe muito e seja difícil. É NECESSÁRIO PAGARMOS UM PREÇO !
O LIVRAMENTO DO SENHOR: A Preparação dos Guerreiros
Os líderes ouvem a Palavra, organizam o exército, treinam os guerreiros, mas os guerreiros é que vão e cumprem a Palavra e trazem o livramento !
O Senhor agora precisava selecionar os guerreiros. Não era qualquer um que serviria.
1. A Primeira etapa foi despedir os tímidos e os medrosos. (Jz 7:3)
Deus sempre está fazendo algo novo! E para entrarmos nestas coisas novas de Deus é necessário coragem! Tímidos e medrosos retardam o que Deus quer realizar!
II Sm 5:6-9
Desde os tempos dos juízes os Jebuzeus haviam se instalado no centro de Israel e ninguém ousou tirá-los dalí. Um dos montes mais importantes para Israel estava em posse de seus inimigos.
Davi e seus guerreiros ousaram tomar aquele monte. Ele não aceitou conviver com as heranças não possuídas em sua geração.
Ele creu que Deus poderia dar-lhes aquele monte e o possuiu.
ISTO É UMA FIGURA PARA NÓS HOJE !
Temos convivido com montes não alcançados em nossa geração, até hoje a Igreja não tem possuído completamente a herança que Cristo nos deu na cruz. TUDO É VOSSO!
Irmãos, não podemos permitir que Satanás continue controlando estes montes. Através do seu domínio sobre a TV, as comunicações em geral, o sistema financeiro e outras coisas, Satanás tem dominado a nossa geração e intimidado a Igreja a
reagir achando que estas coisas são gigantes e nós os gafanhotos.
Mas cremos que Deus está levantando uma nova geração no meio de sua Igreja, que tenha fé e coragem para tomar estes lugares altos.
O Senhor mandou Gideão despedir os tímidos, medrosos, os confusos, os inseguros. Deus queria fazer algo grande, mas não podia contar com estes.
Por isso, é bom deixarmos Deus trabalhar em nós nesta época, para que não venhamos a ficar fora daquilo que Deus tem para nós no futuro.
Os homens se atemorizam diante do novo e do desafio, porque não têm uma Palavra de Deus. É por isso que eu insisto que cada irmão venha a descobrir bem o seu chamado, o seu ministério e venha receber uma Palavra da própria boca do
Senhor (At 22:14).
2. A segunda etapa foi despedir os descuidados ( Jz 7:4-7). Eles foram descuidados, deram as costas para o inimigo.
Se queremos ser usados por Deus, precisamos estar atentos e em prontidão.
Agora Gideão tinha que enfrentar o exército dos Amalequitas e Midianitas (Jz.7:12) só com trezentos homens. Que tarefa impossível ao homem !
Gideão havia posto Deus à prova.
Agora, era Deus quem colocava Gideão à prova!
A questão agora não era mais a força do exército de Israel, ou quantos soldados bons e valentes eles tinham. MAS, A FORÇA DO DEUS DE ISRAEL !
Quando olhamos para a história dizemos: 'Ah, o tempo da Igreja primitiva'. Mas não existia nada de especial naqueles irmãos que nós também não possamos ter. A questão não era os Apóstolos, mas o Deus que eles criam.!!
E o Deus daquele tempo é o mesmo de hoje !
IV - O LIVRAMENTO DO SENHOR: Os Meios
"Os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos são mais altos do que os vossos pensamentos"(Is 55:9)
Revendo um pouco o que estudamos até agora, vemos o seguinte: Estamos hoje numa situação parecida com o povo de Israel no tempo dos Juízes; temos semeado muito e colhido pouco (Quanto a isto, precisamos considerar o nosso passado - Ag 1:6,7), e, como conseqüência disto, tem havido uma certa desmotivação entre os irmãos. Estamos sendo saqueados por 'Midianitas'. Mas Deus não está aquém desta história. O Senhor tem para nós um livramento. Entendemos que Deus realizará isto através de vidas dispostas e preparadas. Mas agora, é hora de entendermos
A MANEIRA como o Senhor irá realizar isto.
O texto de Isaías 55:9 nos mostra que Deus não está preso aos nossos esquemas e nem se restringe à nossa compreensão. Muitas vêzes cremos que Deus irá agir, mas queremos que seja da nossa maneira. Mas Deus não pode se prender à nossa compreensão do tamanho de uma caixa de sapatos.
E é para suprir essa nossa deficiência que Deus nos deu a fé. Aleluia!!
O Senhor diz: "O meu justo viverá pela fé. Ora, a fé é a substância das coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem. E, de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de
Deus creia que ele existe e que se torna galardoador daqueles que o buscam." (Hb 10:38; 11:1,6).
Cremos que Deus, neste tempo, estará colocando uma Palavra de fé nos
corações de alguns irmãos dispostos a ouví-Lo, para que estes possam dizer como Josué e Calebe: "Eia, subamos e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela" (Nm 13:30).
A Maneira como Deus Libera um Livramento
Débora (Jz 4:9) - O Senhor mesmo quebra tradições e pré-conceitos.
Os trezentos de Gideão
Isto nos mostra que Deus não está preso à uma só maneira de agir!
Exemplos:
ex-endemoninhado gadareno enviado como evangelista (Não havia ainda sido discipulado)
A Igreja Primitiva iniciando novos trabalhos. A maneira de agir era sempre imprevisível.
Em Jerusalém, após os discípulos serem batizados com o Espírito Santo, uma multidão se converte com uma pregação pública de Pedro.
Ainda em Jerusalém, um homem é curado em público, e uma multidão se converte
At 5:42 nos mostra que usavam as reuniões públicas e caseiras tanto para o ensino como para a pregação do evangelho.
mesmo sucedeu em Cesaréia, na casa de Cornélio, onde ele faz uma reunião com seus parentes e amigos íntimos e chama Pedro para pregar (At 10:24).
Filipe, em praça pública realiza sinais e prodígios, prega sobre o Nome de Jesus e sobre o Reino de Deus (At 8:5-8,12)
No caminho de Gaza, Filipe dá um gancho no Eunuco (8:26-40)
Em Salamina (At 13:5) ensinavam numa sinagoga de Judeus
Em Antioquia da Psídia (13:14,44) lotaram o local de reunião dos Judeus para pregar a Palavra de Deus.
Em Derbe (14:20,21) anunciaram o evangelho na cidade e fizeram muitos discípulos
Em Atenas (17:16,17,19) Paulo sai intercedendo nas ruas da cidade, prega nas sinagogas, prega em praça pública e é convidado para pregar na corte mais alta que havia em Atenas.
Em Corinto (At 18:1-11), Paulo arruma um emprego, evangeliza em seu trabalho e ganha um discípulo (Áqüila), prega numa sinagoga e causa uma divisão na sinagoga, e começa a fazer suas reuniões na casa ao lado da sinagoga.
Em Éfeso (At 19:8-11), Paulo divide novamente uma sinagoga, e passou a fazer suas reuniões numa escola onde Paulo realizava muitos milagres.
Como vimos exaustivamente nos relatos acima, Deus não tem uma maneira padrão de agir.
Vendo isto, queridos, não podemos nos fechar para as coisas novas que Deus queira nos mostrar nesse tempo. Assim como nem tudo o que é novo é o melhor, também nem tudo o que é novo é ruim. Por isso, irmãos, temos que nos abrir para novas formas de Deus agir.
Juntemos os nossos esforços em oração e intercessão. Ouçamos os novos ministérios que possam surgir nesta época. Não deixemos passar de nós este mover.
Estudos Comunidade Carisma