Titulo: ENSAIO SOBRE A SEGURANÇA DO CRENTE
Postado por: Valdir
ENSAIO SOBRE A SEGURANÇA DO CRENTE
O objetivo deste ensaio é discutir algumas posições doutrinárias sobre a possibilidade ou não de o crente perder a salvação.
Para atingir tal objetivo, apresentaremos, inicialmente, a condição do homem perante Deus, sua necessidade de salvação, a fé e arrependimento como passos para a salvação. Mostraremos, ainda, uma síntese rápida de duas doutrinas teológica distintas que abordam esta questão, e concluiremos com a posição do cristão perante estas doutrinas.
O homem foi criado precipuamente para o louvor e a glória de Deus, para viver em relacionamento constante com o Criador; feito à Sua imagem e semelhança, para estar em obediência à Sua vontade.
Porém, ao deixar de fazer aquilo que lhe fora ordenado desde o princípio, por meio desta desobediência denominada pecado, a corrupção tomou conta do homem, afastando-o de sua comunhão com o Criador e trazendo morte eterna para todo o gênero humano.
O domínio do pecado tornou-se universal: todos os homens estão debaixo do seu poder.
Nem mesmo a descoberta recente do seqüenciamento do código genético da espécie humana ou toda a conquista e evolução da ciência, unidas, podem tirar o homem da escravidão do pecado. Somente por meio de Jesus Cristo essa cadeia que subjuga a humanidade pode ser rompida, bastando ao homem, para isso, recebê-Lo, crendo que Seu sacrifício na cruz é suficiente para trazê-lo de volta à presença do Pai.
A expiação de Jesus Cristo foi completa e eficaz e é a única forma de obter salvação.
Um dos efeitos mais devastadores do pecado é que ele cega o homem para não o reconhecer em si mesmo, (... obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem ... - Ef. 4:18). Entretanto, o Espírito Santo abre os olhos do entendimento, convencendo o pecador da veracidade do Evangelho (... se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, ... - Jo.16:7 e 8).
O homem que caminha em direção oposta a Deus conta com o Espírito Santo, o qual o atrai para o arrependimento de sua condição pecaminosa e lhe restaura a comunhão, a fim de que receba a salvação e, consequentemente, a vida eterna, por meio de Jesus Cristo.
A salvação é a transformação do estado de perdido para o de salvo, de separado de Deus para unido à Deus, de morte eterna para vida eterna (Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados - Ef 2:1), e sendo assim, o homem recebe o acesso à família de Deus na condição de filho (... a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que crêem no seu nome; - Jo 1:12).
A fé e o arrependimento são os primeiros passos da experiência da salvação. O arrependimento é o primeiro aspecto de experiência inicial experimentada pelo crente em Cristo Jesus, experiência essa que é chamada de conversão (..., ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. - II Pe 3:9)
Após menção rápida da atual condição do homem pelo pecado e da necessidade de inefável graça Divina a salvação , perguntamos: É possível ao homem, após ter voltado à presença do Pai, com inteireza de coração, convicto do preço que foi pago para tal, querer voltar ao estado de desobediência, separação e morte e, assim, perder a salvação?
Segue-se, principalmente, dois pontos de vista doutrinários, os quais tratam da perda ou não desta condição e que norteiam conceituados seminários teológicos.
CALVINISMO
John Calvino, reformador teólogo francês, formulou um sistema em Soterologia ( estudo da salvação) que leva seu nome. Seu ponto de vista, dentre outros, declara que a absoluta perseverança dos santos, isto é, uma vez salvo, o homem não pode se perder, nem tão pouco sair da presença de Deus. O sistema completo de Teologia foi reafirmado pelo Sínodo de Dort, em 1619, como sendo a doutrina da salvação contida nas Escrituras Sagradas. É o sistema apresentado na Confissão de Fé de Westminster e em todas as Confissões Reformadas. Na época do Sínodo de Dort, sua doutrina foi formulada em cinco pontos, em resposta aos cinco pontos submetidos pelos arminianos à Igreja da Holanda, e têm sido, desde então, conhecidos como Os cinco pontos do Calvinismo
Segundo Calvino, o homem nada faz para receber a salvação, e nada para mantê-la ou perdê-la, ela a salvação está totalmente nas mãos de Deus. Todos aqueles que foram eleitos e predestinados por Deus e a quem o Espírito concedeu a fé, são eternamente salvos; são mantidos na fé pelo poder do Deus Todo Poderoso e nela perseveram até o fim.
ARMINIANISMO
No século XVII, Jacobus Arminius, foi o primeiro, formalmente, a mencionar esta matéria e "
modificar o calvinismo.
Ele apresentou a perspectiva de que a soberania de Deus, em fato, elegeu o homem para ser salvo. No entanto, a eleição seria baseada na onisciência de Deus em saber quem poderia, por fé, aceitar a Cristo e quem poderia rejeitá-Lo. Todos os homens, pensou ele, poderiam ser salvos, na condição de, no exercício da vontade e do livre arbítrio, crerem ou não no Senhor Jesus Cristo. Ele rejeitou a idéia de que a expiação dos pecados é limitada a poucos. Arminius insistiu que Cristo morreu por todos os homens e salva a todos os que O aceitam por fé.
Todavia, nem todos os arminianos, tal como ficaram conhecidos, estão totalmente de acordo. Há muitos que acreditam que os verdadeiramente regenerados não podem perder a salvação e estão eternamente salvos por assim desejarem de coração. Alguns sustentam que os crentes estão eternamente seguros em Cristo; que o pecador, uma vez regenerado e convicto de sua atual condição em Cristo, nunca pode perder a sua salvação, por querer sincera e fielmente estar dentro da vontade de Deus.
Os crentes dependeriam, então, da sua decisão de se manterem em um estado de graça, conservando e desenvolvendo a sua fé, mas, uma vez que decidiram, o Espírito Santo os auxilia. Aqueles que falham, desviam-se e se perdem.
Dessa maneira, o arminianismo faz a salvação do indivíduo depender não só de Deus, mas também do próprio homem, pois a fé salvadora é encarada, em última análise, como uma escolha do homem.
Resumindo:
Todos aqueles que são escolhidos por Deus e a quem o Espírito concede a fé são eternamente salvos e procuram as coisas de Deus de uma forma ou de outra, porque são predestinados e não podem fugir desta escolha. São mantidos na fé pelo poder do Deus Todo Poderoso e nela perseveram até o fim, defendeu Calvino.
A salvação foi oferecida a todos os homens, sendo que os que crêem, aceitando o Evangelho, tornam-se verdadeiramente salvos, porém podem perder a salvação se não guardarem a fé, defendeu Arminius.
As duas posições são fortemente baseadas na Bíblia, e, por isso, muitos crentes, teólogos e estudantes se dividem entre essas duas formas apresentadas.
Apresentamos aqui três versículos apenas, dos muitos que mostram que as pessoas que recebem de Deus a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, são guardadas pelo Seu poder mediante a fé, e nada os pode separar do Seu amor. Foram selados com o Espírito Santo, que lhes foi dado como garantia de salvação, e, desta forma, estão seguros para sempre:
Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir buscar a que se extraviou? E, se acontecer achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que venha a perecer um só destes pequeninos. - Mat. 18:12 a 14
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Jo 6:37
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. - Jo10:27 e 28
Ao contrário, os versículos seguintes mostram que as pessoas que recebem de Deus a vida eterna no momento em que crêem, mesmo guardadas pelo Seu poder, mediante a fé, podem vir a se separarem do Seu amor, se não observarem em suas vidas as Escrituras e a comunhão constante e crescente, mesmo sendo assíduas e ativas na Igreja e em comunhão com a mesma:
Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas Ele vos dirá: Não sei donde sois; apartai-vos de Mim,... Lc. 13:26 e 27
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. Mt. 25:1-13.
(No grupo de crentes, representado pelas dez virgens, só a metade entrou na presença do Senhor. Se a salvação não se perde, porque motivo Jesus no advertiria sobre a necessidade de vigiar? )
... vos reconciliou no corpo da Sua carne, mediante a Sua morte para apresentar-vos perante Ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do Evangelho que ouviste e que foi pregado.. Colossenses 1:22 a 23
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; (Se é impossível perder a salvação, porque o adversário e acusador imita um leão ao derredor tentando nos devorar?) I Pe. 5:8.
Ao concluirmos este ensaio, examinando brevemente os dois lados teológicos da mesma questão, vamos a uma explicação simples quanto ao assunto abordado.
Cremos que a doutrina da salvação condicional e não eterna baseia-se no fato de que a salvação é realizada através da combinação de esforços de Deus (que toma a iniciativa por meio do Seu Espírito, convencendo o homem de que ele necessita se reconciliar com Deus) e do homem ( que deve responder a essa iniciativa arrependendo-se de ter vivido independente e rebelde).
Deus, por meio do envio do Seu Filho, providenciou salvação para todos, sem exceção, mas Sua posição só se torna efetiva para aqueles que, de sua própria e livre vontade escolhem aceitar a Sua oferta de graça.
Os seguidores de uma ou outra posição têm sido alvo da armadilha preparada pelo próprio anseio de conhecimento, tentando explicar e sistematizar cada ato de Deus. No que Ele tem revelado, quanto à salvação, devemos crer, confiar e aceitar, vivendo dentro da Sua vontade, em santidade, na Sua presença.
Deus planejou a salvação tão simples e clara que mesmo uma pequena criança pode crer e ser salva e ser uma testemunha a outros.
..., desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;- Fl 2:12
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