A MÚSICA NA BIBLIA
Conhecimento Bíblico
17 Abril, 2014, 06:23:51 *
Bem-vindo ao

Conhecimento Biblico,

Você é Membro? . Confirme seu Login ou Registrar-se  

Faça o teste Bíblico


Notícias: Será que você conhece bem a Bíblia???  Faça o teste de Conhecimento Bíblico. http://www.igrejasunidas.com.br/conhecimentobiblico1/users1a_ajuda.php?convidado=Visitante
 
   Home   Ajuda Pesquisa Calendário Confirme seu Login Registrar-se  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  IMPRIMIR  
Autor Tópico: A MÚSICA NA BIBLIA  (Lida 14554 vezes)
Administrador
Administrator
Sr. Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1454



« : 09 Maio, 2010, 11:42:59 »

Seminários de Louvor e Adoração

A MÚSICA NA BIBLIA
O louvor a Deus está mencionado na bíblia desde os tempos mais remotos da humanidade: o primeiro ministro mencionado na bíblia foi Jubal da descendência de Caim, pai de todos que tocam arpa e órgão(Gn4:21) e, em toda bíblia, podemos ver a importância do louvor na vida do crente( Que Todo o ser louve ao Deus Eterno, e que eu não me esqueça de nenhuma das suas bençãos! Sl 103:2).
 Podemos ver também que Deus exige seriedade no seu trabalho, pois um ministro tem que ter acima de tudo Deus no coração, e a unção do espirito. No templo fundado por Moisés, os Levitas, tribo de Leví da descendência de Jacó, foram separados por Deus para dedicar suas vidas por completo para adorar a Deus com seus instrumentos, sua única função era de ministrar o louvor, não trabalhavam e nem tinham outra ocupação, as suas vidas eram dedicadas à Deus.
"Crônicas 6:31- São estes os homens que o rei Davi encarregou da música no lugar de adoração em Jerusalém, depois que a arca da aliança foi colocada lá."
1 Crônicas 16:4 Davi nomeou alguns levitas para dirigirem a adoração ao Eterno, o Deus de Israel, cantando e louvando a Deus, em frente da arca da aliança."
A música nasceu no reino dos céus, ainda quando Lúcifer (que futuramente seria expulso do céu e se tornaria o que nós conhecemos como o diabo), era o regente do coral de música. Quando ele foi expulso, tentou levar a música consigo para iludir as pessoas, pois ele sabia do poder e influencia da música na vida das pessoas e, como era o dirigente do louvor, ele entendia muito de música; até hoje ele se vale disso para levar muitas pessoas para a perdição, pondo grupos no nosso meio que em se dizendo cristãos tem um único objetivo: nos tirar dos caminhos de Deus. Não se iluda com uma banda só por que tocam bem e se dizem crentes, procure saber a origem e o comportamento fora dos palcos desse tal grupo, por isso ministro de música, tome cuidado com a música que você escolhe para sua igreja, pois, ela tem muito poder sobre a vida das pessoas.
Muitos foram os ministros que se destacaram na história pela sua dedicação e submissão ao Cristo, um exemplo foi Daví, além de ser um exemplo de consagração, ele foi um grande músico, cantor e inclusive inventou vários instrumentos musicais. Miriã foi um marco onde as mulheres também mostraram o seu louvor, e dentre muitos outros pudemos ver exemplos de consagração de suas vidas a Deus.
Será que todos sabemos a diferença entre Louvor e Adoração? Vamos deixar isso claro:
Louvor é o ato pelo qual o homem glorifica a Deus com alegria, com palmas. Podemos aprender mais sobre o louvor em vários dos salmos como: Sl 30;33;34 e etc. Nesse período usamos músicas mais animadas que se utilizam de formas mais alegres, como na música: Autoridade e Poder.
Adoração é a manifestação do homem que se reverencia à grandiosidade de Deus, onde ele assume a sua infinita inferioridade diante da glória de Deus. Nesse ponto usamos músicas mais lentas, onde deixamos bem claro ao visitante que Deus é bom e que carecemos da sua glória, como na música: Maravilhoso és!
Na minha experiência de integrante da mesma equipe de louvor a vários anos, depois de muitas lutas, tribulações e provações, pude aprender que a equipe de louvor é a que tem a responsabilidade de preparar os corações do público para ouvir a mensagem; se a equipe de louvor não se sair bem ou se algum membro da equipe estiver com problemas, isso será notado por todos, pois, a equipe de louvor nos momentos que estiver ministrando, será o centro das atenções. Por isso, não vá à frente ministrar se você tem algum problema, ore e peça ajuda a Deus antes.
No período de louvor, cada música tem uma função, por isso temos que além de saber escolher as músicas certas, temos que coloca-las em ordem.
Como o louvor é estruturado
O louvor à Deus está dividido em duas partes:
Louvor Horizontal - É o primeiro momento do período de louvor; onde falamos aos homens. Esta parte se subdivide em duas outras:
Confraternização - Onde o Ministro de Música pode escolher músicas que falam aos homens; para que todos, visitantes e igreja se tornem um, isso fará com que os visitantes se sintam mais "em casa”.

Conscientização - Onde o ministro poderá usar músicas que falam ao pecador, convencendo-o do seu pecado e mostrando que a solução é Cristo.
Louvor vertical - Onde o ministro irá se utilizar das músicas para levar o visitante até Deus, mostrando a grandiosidade de Deus. Nessa fase o visitante estará preparado para receber a mensagem.
No período de louvor é que vamos ditar como vai ser o culto, por isso temos que manter a disciplina. A seleção dos corinhos devem seguir a seguinte ordem:
• Confraternização
• Falar aos homens (Louvor)
• Falar com Deus (Adoração)
E ainda:
Comece com as músicas mais agitadas e vá diminuindo o ritmo mansamente para um toque bem espiritual, de maneira que ninguém perceba a queda.
Em muitas igrejas já vi erros que são cometidos em cultos, que Você pode evitar: entre o período de louvor e a pregação não permite nenhum contratempo, pois isso iria quebrar o clima que o pecador está sentindo para se converter; evite avisos, ofertório, etc.
Logo depois do louvor, o visitante estará encantado com a mensagem das músicas, por isso, depois dele, deve-se passar a palavra para o Pastor imediatamente. Agora também nada de avisos ou outra coisa.
Converse com seu Pastor sobre como deveria ser a ordem do culto, vou sugerir a seguinte ordem:
Prelúdio
Abertura
Ofertório
Avisos
Apresentação dos visitantes
Período de louvor
Pregação
Pós-lúdio
Evite erros, pois nosso Deus merece todo louvor e toda perfeição. Muitos de nós, evangélicos, não damos tudo de nós para adorar o Deus verdadeiro que nos criou, que nos libertou, que deu o dom de louvar e que deu seu único filho para nos salvar.
A palavra de Deus deixa bem claro que ele não se agrada com qualquer coisa, ele quer o melhor de nós. A bíblia deixa bem claro: " Cantai ao Senhor um cântico novo, tocai bem e com júbilo"(Sl 33:3)
Mas não cometa o mesmo erro que muitos cometem: muitos acham que para sermos bons músicos temos que estudar música e tocar melhor que todos; às vezes alguém assim toca muito bem mas as músicas dele não tocam ao coração dos pecadores que vieram à igreja buscar uma palavra de consolo. Por outro lado, muitos que não tocam tão bem assim, conseguem tocar nos sentimentos do pecador e fazer, através da música, com que o pecador se arrependa de seus pecados e se renda aos pé de Cristo.
Por isso, a perfeição não está apenas no tocar bem mas está, principalmente, na humildade do músico e na unção do espirito e do talento. Sempre ore para que Deus possa estar moldando e transformando seu interior a cada dia de sua vida!
Nota do Autor
Espero que essas poucas experiências que pude compartilhar com você, possam lhe servir de exemplo, para não cometer erros que cometi no passado pela minha inexperiência! Um abraço do seu amigo e irmão!
Elias O Pinheiro, membro e músico da PIB de Guajará-Mirim
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  IMPRIMIR  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.10 | SMF © 2006-2008, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!